Matéria de cinema

O cinema é um grande aliado no processo educacional. Sua inserção no contexto escolar amplia o repertório cultural, social e artístico, transformando a realidade de diversas crianças e jovens. Um exemplo disso é o Cine Pagu na Escola, realizado em 2019 no Centro Educacional Comunidade São Jorge em Petrópolis-RJ. O projeto oportunizou uma formação básica em audiovisual para estudantes e se engajou no contexto social dos alunos, com o objetivo de entender suas dores e sonhos, para transformá-los em filme. Foram meses de oficinas de linguagem, roteiro, fotografia, cenografia e filmagem com profissionais do audiovisual e da pedagogia. O resultado foi o curta-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, primeiro filme da produtora Engenhoca Filmes, que teve o roteiro desenvolvido a partir da visão das crianças sobre o maior problema que detectam no bairro: o lixo. 

A partir dessa experiência, a produtora realizou seu segundo filme, o documentário “Matéria de Cinema”, roteirizado e dirigido por Beatriz Ohana, também diretora do curta. O documentário apresenta todo o projeto Cine Pagu na Escola, buscando incentivar a relação do audiovisual com a educação pública, estimulando um cinema que fala sobre diversas realidades, através do olhar de crianças e jovens.

MATÉRIA DE CINEMA  2021, 45 min, documentário

Direção
Beatriz Ohana
Roteiro
Beatriz Ohana
Montagem
Daniel Figueiredo
Imagens adicionais e Correção de cor
Mariana Rocha
Sinopse
O filme conta a história do Cine Pagu na Escola, um projeto realizado em 2019 com 43 crianças de 8 a 14 anos do Centro Educacional Comunidade São Jorge, na comunidade do Independência, em Petrópolis-RJ. A partir de imagens de bastidores de todo o processo e relatos da equipe e das crianças participantes, o documentário apresenta o projeto desde o início, quando ainda era um cineclube na escola, até a criação da formação audiovisual, que durou 6 meses e culminou na realização do curta “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, que vem sendo exibido e premiado em diversos festivais de cinema dentro e fora do Brasil.
Produção
Engenhoca Filmes

 

O projeto Matéria de Cinema, realizado pela produtora Engenhoca Filmes, com patrocínio do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal + Lei Aldir Blanc, propôs 4 ações estruturantes de distribuição, que aliam o documentário ao curta produzido no Cine Pagu na Escola, aproximando essa narrativa de diversas realidades escolares, criando reflexões sobre Cinema e Educação e estimulando o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica na rede pública de ensino de todo o país:

1- LIVE DE LANÇAMENTO (transmissão no Youtube e na Página do Facebook Cine Pagu): Exibição do documentário “Matéria de Cinema” + Exibição do curta “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” + Conversa com membros da equipe técnica, crianças participantes e pedagogas do “Cine Pagu na Escola”, além de convidadas atuantes na área de cinema e educação.

2- SITE: Criação de plataforma onde é possível que professores e estudantes de todo o Brasil marquem sessões dos filmes – tanto do documentário, quanto do curta – em suas próprias escolas. A sessão é agendada no site e 3 dias antes da data marcada, o organizador receberá em seu e-mail o link para download dos filmes e um material especial de apoio para realização de debates e atividades pós exibição do filme na escola.

3- 1º ENCONTRO DE CINEMA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO SERRANA: Encontro virtual entre profissionais do cinema e professores de toda a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. No encontro, que foi realizado por meio de inscrições e aconteceu em plataforma privada de reunião online, houve exibição do documentário e do curta, seguida de debate sobre a união entre cinema e educação, visando as possibilidades de implementação de projetos como o Cine Pagu em escolas da rede pública de toda a região. A articulação para a realização do encontro aconteceu a partir de parceria com o Fórum de Educação Audiovisual, que já acontece há 10 anos e reúne educadores e estudantes de todo o estado.

4- DISTRIBUIÇÃO DE KITS: O projeto distribuiu kits por 62 escolas estratégicas da rede municipal de ensino da cidade. Cada escola recebeu um kit contendo: 1 pendrive com o documentário e o curta completos + Material especial de apoio para realização de debates e atividades.

O projeto aconteceu entre fevereiro e março de 2021.

 


Realização: Engenhoca Filmes

Correalização: Cine Pagu
Patrocínio: Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal + Lei Aldir Blanc