cine pagu

Cine Pagu é um cineclube de Petrópolis (RJ), que promove exibição de filmes, debates e formação audiovisual em bairros e instituições de ensino da cidade.

Conheça nossas ações, a linha do tempo das nossas sessões e os filmes exibidos em cada uma delas.

 

Cineclube Itinerante

O Cine Pagu iniciou sua atuação em 2017, promovendo sessões gratuitas de cine debate com temáticas variadas e exibição de filmes de ficção e documentários, na Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Em 2018, realizou sessões em diversos locais, como o CDDH – Petrópolis, FAETEC – Petrópolis, Casa da Ipiranga, Estúdio Firma, Estúdio Aldeia, além de alguns bairros, como Sargento Boening e Estrada da Saudade. Sempre alcançando um público diverso, de vários territórios e faixas etárias, o Cine Pagu proporcionou aos frequentadores inúmeras sessões de exibição de filmes seguida de debate com convidados.

No ano de 2019, o cineclube trabalhou com uma parceria que aconteceu ao longo de todo o ano: o CEFET recebe Cine Pagu, onde foram realizadas sessões de cine debate com convidados, para discutir questões que atravessam a vida nas cidades no Brasil, principalmente em Petrópolis. Foram abordados os temas: “Repressão e Ditadura”, durante a IV Semana da Memória, Verdade e Justiça; “Segregação, Ocupação e Patrimônio”; “Território e Moradia”; “Gênero e Cidade”; “Habitação”; “Educação e Cidade – Acesso e Permanência”; “Racismo Estrutural”. O especial CEFET recebe Cine Pagu, que aconteceu uma vez por mês durante o ano letivo de 2019 e atraiu um público muito amplo, agregando não só estudantes e professores do próprio CEFET-Petrópolis, como de outras instituições de ensino da cidade, além de pesquisadores, artistas, jovens e trabalhadores em geral.

Em fevereiro de 2020, o Cine Pagu realizou uma sessão para mais de 200 pessoas na quadra central do bairro Independência com o filme “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, realizado ao longo de 2019 no projeto “Cine Pagu na Escola”.

Em 2022, realizou o projeto “Cine Pagu recebe Cinema em Movimento”, uma parceria do cineclube com o Instituto Cultura em Movimento, que apresentou uma mostra de filmes e debates com foco em Direitos Humanos e Educação, que percorreu diversos locais de Petrópolis, sempre recebendo convidadas pertinentes aos temas propostos nos filmes. Ainda em 2020, realizou em parceria com a União Nacional LGBT, uma sessão de exibição seguida de roda de conversa com convidadas pela Visibilidade Lésbica, com o filme Rebu – A egolombora de uma sapatão quase arrependida.

veja os filmes exibidos no cineclube itinerante

 

Cine Pagu Conecta

A partir de 2023, o Cine Pagu passou a trabalhar também com a ação “Cine Pagu Conecta”, que se conecta a ações, projetos, organizações, iniciativas e empresas que buscam o audiovisual para discutir e se aprofundar em assuntos das mais variadas temáticas, como a “1ª Mostra Cine Pagu de Cinema LGBTQIAP+”, contratada pelo 1º Festival LGBTQIA+ de Petrópolis, que teve como destaque a presença de Indianarae Siqueira, um dos maiores nomes do ativismo trans no Brasil. Em junho de 2023, realizou em parceria com a Articulação Brasileira de Lésbicas e o Centro de Cidadania LGBTI+, o II Papo de Mina, com exibição do premiado documentário “Ferro´s Bar”, seguida de conversa com as diretoras do filme, Nayla Guerra e Rita Quadros. O evento contou ainda com a apresentação da performance “Senhora Passado”, de Rosângela Castro, um dos maiores nomes do movimento lésbico brasileiro. Já em agosto, realizou a programação do curso “Racismo Ambiental e Crise Climática: Compreendendo e Enfrentando as Consequências das Chuvas de 2022”, realizado pelo Instituto TJNS. Em setembro, realizou em parceria com a Coletiva Feminista Popular e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher, uma sessão de cine debate com o premiado “Firmina”, seguido de debate com a diretora Izah Neiva e convidadas. 

veja os filmes exibidos no cine pagu conecta

 

Cine Paguzinho

Em 2018, além da programação voltada para adultos, o projeto criou o “Cine Paguzinho”, um cineclube com programação infantil e conteúdo sensível e enriquecedor voltado para crianças, com o objetivo de proporcionar ao público infantil a oportunidade do encontro, a busca criativa por novas possibilidades e a magia do cinema. As sessões ocorreram na Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Em 2019, o Cine Paguzinho passou a ocupar o espaço da escola pública. O cineclube para crianças aconteceu no Centro Educacional Comunidade São Jorge, no bairro Independência, Petrópolis-RJ, durante o primeiro semestre do ano. Até junho, foi realizada uma sessão mensal de exibição seguida de atividades com 45 crianças de 8 a 14 anos. A proposta trabalhou conceitos e valores importantes com os estudantes da escola, através de filmes e atividades que abordam a cultura brasileira sob diferentes pontos de vista. O envolvimento e a troca foram muito intensos, o que fez com que o projeto tivesse outros desdobramentos no segundo semestre do ano.

veja os filmes exibidos no cine paguzinho

 

Cine Pagu na Escola

Para aprofundar os conhecimentos sobre cinema com os estudantes do Centro Educacional Comunidade São Jorge e fortalecer a atuação do cineclube nas comunidades, foi criado o projeto Cine Pagu na Escola, uma formação audiovisual para as 43 crianças que participavam do Cine Paguzinho. O objetivo da formação era que, além das exibições seguidas de atividades, fossem oferecidas oficinas de realização audiovisual, passando por todas as etapas de criação do cinema (Roteiro, Fotografia, Cenografia, Filmagem, Montagem e Exibição), para construir um filme com as crianças. Um filme criado e desenvolvido por elas, que conta a história do bairro Independência, sob o ponto de vista dessas crianças.

A partir de agosto de 2019 foram realizados 6 encontros por mês, onde as crianças trabalharam na criação de seu filme, através de oficinas com profissionais de diversas áreas do cinema. O resultado, o curta-metragem “A incrível aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, foi exibido para o público em fevereiro de 2020 na principal quadra do bairro Independência.

O filme vem sendo exibido e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais de cinema.

veja os filmes exibidos no cine pagu na escola